Como envolver as famílias na educação ambiental infantil

Aleksandr Boris
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Lina Rosa Gomes Vieira da Silva explica como envolver as famílias em projetos de educação ambiental infantil.

A educação ambiental não é uma missão exclusiva da escola — ela se fortalece quando é vivida também em casa, no cotidiano das famílias. Para formar crianças conscientes, responsáveis e conectadas com a natureza, é essencial que os valores ensinados em sala de aula encontrem continuidade no ambiente familiar. Lina Rosa Gomes Vieira da Silva, autora do livro Bichos Vermelhos e entendedora do assunto, defende que envolver pais e responsáveis nas práticas sustentáveis é uma das estratégias mais eficazes para consolidar a consciência ecológica desde a infância.

Quando a família participa, observa e estimula atitudes ligadas ao cuidado com o meio ambiente, a criança percebe que esse compromisso não está restrito à escola — ele é parte da vida.

A importância da parceria entre escola e família

A infância é um momento de formação intensa de hábitos e valores. Nesse processo, a criança aprende tanto pelo exemplo quanto pelas orientações que recebe. Por isso, a coerência entre o que é vivido na escola e o que é praticado em casa fortalece a construção de atitudes sustentáveis.

A participação da família fortalece a educação ambiental infantil, destaca Lina Rosa Gomes Vieira da Silva.
A participação da família fortalece a educação ambiental infantil, destaca Lina Rosa Gomes Vieira da Silva.

De acordo com Lina Rosa Gomes Vieira da Silva, quando as famílias se sentem incluídas nos projetos educativos, elas se tornam aliadas naturais no processo de sensibilização ambiental. É uma via de mão dupla: a escola inspira, mas também aprende com os saberes familiares.

Estratégias para aproximar as famílias da causa ambiental

Para que esse envolvimento seja efetivo, é importante criar oportunidades acessíveis, respeitosas e acolhedoras. Veja algumas ações que podem ser desenvolvidas em escolas e centros educativos:

1. Oficinas sustentáveis com participação dos responsáveis

Organizar encontros em que pais e filhos possam, juntos, construir brinquedos com materiais recicláveis, plantar mudas ou preparar objetos decorativos com reaproveitamento de materiais.

@linarosagomesviei

Lina Rosa Gomes Vieira da Silva Ensina Preservação com “Bichos Vermelhos” Procurando uma forma poética de ensinar as crianças sobre o meio ambiente? “Bichos Vermelhos”, de Lina Rosa Gomes Vieira da Silva, combina literatura e conscientização para inspirar os pequenos a protegerem a natureza. Finalista do Prêmio Jabuti e indicado pela ONU, o livro é ideal para pais e educadores que buscam formar uma geração responsável. #LinaRosa #LinaRosaGomesVieira #LinaVieiradaSilva #LinaRosaGomes #LinaRosaVieira #LinaRosaGomesVieiradaSilva #QueméLinaRosaGomesVieiradaSilva

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2. Campanhas de coleta seletiva em família

Propor desafios mensais para que as famílias separem o lixo em casa, registrem a quantidade de resíduos recicláveis ou tragam materiais para ações de reaproveitamento na escola.

3. Cadernos ou diários ecológicos compartilhados

Criar um caderno coletivo onde cada família relata atitudes sustentáveis que realiza em casa, receitas sem desperdício, dicas de reaproveitamento ou ações de economia de água e energia.

4. Leitura conjunta de livros ambientais

Sugerir leituras como Bichos Vermelhos para serem feitas em casa com as crianças. Após a leitura, a escola pode propor rodas de conversa ou produção de desenhos sobre o que a história despertou.

Segundo Lina Rosa Gomes Vieira da Silva, quando a leitura se torna um hábito em família, ela não apenas reforça o vínculo afetivo, mas também amplia o repertório das crianças sobre o mundo e estimula o diálogo intergeracional sobre o meio ambiente.

O exemplo como maior ensinamento

Não adianta falar de sustentabilidade se as atitudes do dia a dia contrariam esse discurso. Separar o lixo, economizar água, evitar o uso de descartáveis, cuidar de plantas, respeitar os animais — tudo isso são práticas que ensinam mais do que palavras.

Conforme afirma Lina Rosa Gomes Vieira da Silva, os adultos precisam compreender que, para formar crianças guardiãs da natureza, é necessário assumir o papel de modelo. A criança observa, imita e se inspira no comportamento de quem está à sua volta.

Resultados que alcançam toda a comunidade

Ao envolver as famílias na educação ambiental infantil, criamos um efeito multiplicador. A criança influencia os pais, os pais se tornam mais atentos às próprias ações e toda a comunidade escolar passa a se movimentar em direção a uma cultura de respeito ao meio ambiente.

De acordo com Lina Rosa Gomes Vieira da Silva, esse processo de mobilização é lento, mas profundo. E quando a educação acontece com afeto, diálogo e prática, os frutos aparecem: tanto no presente, quanto no futuro.

Conclusão: cuidar juntos é educar melhor

A educação ambiental é mais potente quando é compartilhada. Ao abrir espaço para que as famílias participem, opinem e colaborem, a escola fortalece seu papel como agente de transformação. E a criança, por sua vez, cresce entendendo que preservar a natureza é uma responsabilidade coletiva.

Como defende Lina Rosa Gomes Vieira da Silva, envolver as famílias é também envolver o coração da criança. Porque quando ela percebe que o que aprende na escola é valorizado em casa, ela entende que vale a pena cuidar — do planeta, dos outros e de si mesma.

Autor:  Aleksandr Boris

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