Infelizmente, a corrupção é um problema que toda a sociedade mundial enfrenta. Nesse contexto, o Dr. Bruno Burilli acredita que os advogados desempenham um papel fundamental no combate à corrupção, especialmente a partir de uma atuação pro bono. Para saber mais sobre a atuação pro bono e o compromisso ético dos advogados no combate à corrupção, continue lendo esse artigo!
O que é a atuação pro bono?
Caso você ainda não conheça o que é a atuação pro bono, ela nada mais é que a prestação de serviços, no caso dos advogados serviços jurídicos, gratuitos e que visam atender pessoas e organizações que não possuem recursos financeiros para arcar com as questões legais dentro dos processos judiciais. Para o advogado Bruno Burilli, essa é uma ação muito importante para facilitar o acesso à justiça no país.
Implicações da corrupção na sociedade
Considerando a alta incidência da corrupção dentro dos sistemas que movem o país, é necessário entender como esse fenômeno afeta toda a sociedade. De acordo com o Dr. Bruno Burilli Santos, a corrupção afeta a confiança nos sistemas, compromete a atuação da justiça e prejudica todo o desenvolvimento social e econômico, fazendo com que seu combate seja fundamental para o avanço de um país.
Importância do pro bono no combate à corrupção
Se você está se perguntando sobre a relação da atuação pro bono da advocacia e o combate à corrupção, aqui está a resposta! Na realidade, o Dr. Bruno Burilli Santos acredita que a atuação pro bono dos advogados em casos de combate à corrupção é fundamental para que mais pessoas tenham acesso ao amparo judicial ao serem vitimadas por práticas indevidas.
Compromisso ético dos advogados
Assim como pode ser percebido, a atuação pro bono dos advogados no combate à corrupção é um reflexo de seu compromisso ético com a promoção da justiça e a busca por atuar em favor da sociedade de maneira justa, transparente e que esteja sempre buscando a preservação dos dispositivos legais.
Principais áreas de atuação pro bono
Caso você seja um advogado e, assim como o Dr. Bruno Burilli Santos, acredite na importância da atuação pro bono dos advogados no combate à corrupção, é interessante saber que existem diversas áreas em que você pode atuar. Entre elas está a representação de denunciantes de corrupção, assessoria jurídica da sociedade civil, defesa dos direitos humanos e prestando apoio a projetos de transparência.
Desafios
Por fim, é necessário compreender que o combate à corrupção é um trabalho árduo e que enfrenta muitos desafios, como a falta de recursos, a complexidade de casos que envolvem ações corruptas, a influência das pressões externas e muitas outras questões. No entanto, com a atuação de profissionais do direito em favor da sociedade tem um impacto muito positivo para o desenvolvimento do país.